quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O Impensável, O Impossível e O Desejado Destino

Quais os fatos que mais marcaram a sua vida?
Em quais deles você estava realmente preparado para o que aconteceria?

A vida, assim como futebol, é uma caixa de supresas. Quando pensamos que tudo está resolvido, entra em ação O impensável destino. E ele bate em nossa porta com propostas absurdas, situações que podem ser até constrangedoras num primeiro momento, mas que acabam nos tirando daquele velha e boa zona de conforto. Mas como assim impensável? Bom, descobrir que o amor da sua vida não sente o mesmo que você, ver aquele casal perfeito deixar de se amar, se apaixonar pela única pessoa pela qual não se poderia, perder aquele emprego perfeito, ter alguém próximo levado para a eternidade por alguma má sorte, construir uma carreira que não mais lhe satisfaz, ou seja, ter suas certezas abaladas, contestadas e muitas vezes extintas. Tudo isso parece muito trágico. E sim, pode ser trágico por um bom tempo, vai ser trágico por um bom tempo. Mas é somente ruim?

"O caos é impensável, já que a mistura é uma ordem e não há para o espírito do homem, ou no espírito do homem, nada que não seja relação. O que acontece é que chamamos desordem à ordem que nos não agrada, ao conjunto de relações em que não entendemos ou não aceitamos a relação conosco" - Agostinho Silva

Nesta hora, O impossível destino nos é apresentado. Tudo nos parece impossível. Como deixar para trás tudo aquilo que resumia o sentido da palavra óbvio? Mas, eis que entra nosso instinto primordial de ser humano. A busca eterna pelo desconhecido, o flerte com a incerteza e aquela fome de ir atrás do que nos parece inatingível. Parecia impossível o homem chegar a Lua, Colombo chegar as Américas, o São Paulo vencer o invicto Liverpool, o transplante de coração, o amor de Julieta e Romeu, etc. Tudo isso parece pequeno perto da superação das nossas incertezas. Mas nosso coração inquieto vai querer buscar o desconhecido, por mais absurdo que pareça.

"Nossas reais descobertas vem do caos, de ir para o lugar que parece errado, estúpido e idiota" - Chuck Palahniuk

Não adianta tentar deixar de lado, fingir que não viu, lutar para sofrer um pouco mais. Aquilo tudo que não era parte dos planos, invariavelmente se torna O Desejado destino. É impensável e impossível que todo o bom senso humano deixe de lado várias outras oportunidades e caminhos que podem nos tornar pessoas ainda mais completas, ainda mais felizes e em situações que todo o amor e bons sentimentos que podemos oferecer ao mundo sejam explorados. O homem não se contém e ao lado do Senhor do tempo refaz sua trajetória abalada para sempre se recriar e ter momentos de felicidade e paz, em meio a turbulenta realidade em que vivemos.

"O caos é a partitura sobre a qual a realidade é escrita" - Henry Miller

Não se sentir preparado para encarar tudo de novo que possa estar ocorrendo é a maior oportunidade de crescimento para o ser humano, tanto em expansão do conhecimento e quanto em maior experiência de vida. É quando os melhores momentos das nossas vidas começam a ser gerados.

"O caos gera a vida, enquanto a ordem gera um hábito" - Will Durant



MARTE ATACA

2 comentários:

  1. Muito bom Rod, ataque sempre e nos faça refletir?! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha lido, mas ler de novo me fez pensar muito mais. Como de costume, escreveu muito bem!
    Tem que atualizar mais!
    Um beijo, amor!

    ResponderExcluir